Meu nome é Elton Minetto

Os influencers devs

Quem me conhece sabe que eu sou meio avesso a polêmicas, mas recentemente comecei a refletir sobre o momento que a comunidade de desenvolvimento está passando. E algo vem me preocupando um pouco: a chegada da cultura dos influencers na comunidade.

Neste momento você pode estar pensando duas coisas:

  1. Sempre existiram pessoas produzindo conteúdo para devs;
  2. Seu hipócrita, você mesmo produz conteúdo faz muito tempo :)

Concordo. Sempre existiu, e espero que continue existindo, pessoas que produzem conteúdo relacionado ao desenvolvimento de software. O que mudou, na minha opinião, foi o “modelo de negócio”.

No modelo mais tradicional, as pessoas produzem conteúdo com pelo menos dois objetivos: ajudar a comunidade e obter vantagens pessoais através da criação de autoridade ao redor do seu nome. Grande parte da minha carreira se deve a autoridade que eu criei como desenvolvedor, escrevendo posts, apresentando palestras e escrevendo livros. Isso me trouxe vantagens como boas ofertas de emprego, clientes de consultoria e leitores para os meus livros. E pelos feedbacks que recebi no decorrer destes anos acredito que tenha ajudado algumas pessoas pelo caminho.

Mas para conseguir autoridade é necessário um planejamento e o retorno geralmente é mais demorado. Você precisa ter um cuidado extra com o conteúdo, a forma, a acurácia. Quando o modelo de negócio passa a ser o número de cliques e seguidores, a estratégia muda. Tenho visto alguns conteúdos usando estratégias de marketing para maximizar os cliques como falar mal de linguagens, conteúdos mais superficiais e rasos, polêmicas, etc. O perigo disso é que as pessoas que estão iniciando na área podem ter dificuldade de perceber essas estratégias e comprarem um comportamento de bullying, de reduzir a escolha de tecnologias apenas a modas e aplicar técnicas erradas em seus códigos.

Não acredito que esse fenômeno seja totalmente ruim e acho que ele deve continuar a crescer. Em partes isso é ótimo, pois aumenta a quantidade de conteúdo sobre nossa área. O problema é separar o que é conteúdo bom do que é apenas click bait. Existem ótimos profissionais gerando ótimos conteúdos todos os dias, mas também tem uma minoria mais preocupada com seu like do que com sua evolução como profissional. Minha sugestão é sempre consumir os conteúdos com um filtro pessoal, procurando segundas opiniões e tendo uma visão mais crítica sobre o que é falado.

P.S.: não vou citar os exemplos que eu vi de conteúdo problemático para não gerar tráfego para os produtores. E também não vou tentar citar aqui todos os ótimos produtores de conteúdo, porque felizmente essa lista é muito grande e com certeza eu faria a injustiça de deixar alguém de fora.