Meu nome é Elton Minetto

Golang, por onde começar?

De tempos em tempos algum amigo me manda uma mensagem parecida com essa:

Fala meu querido! Tudo blz? Tava querendo iniciar no Go (influencia sua heheeh) Tu recomenda algum curso ou ir pela documentação mesmo?

Resolvi transformar esta resposta em um post, no intuito de ajudar mais pessoas. Vamos lá.

Sites

A Tour of Go - Este é um bom lugar para começar pois é um passo a passo para iniciar na linguagem. Usando o navegador você vai aprendendo o básico da linguagem.

Go by Example - Uma lista de exemplos separados por tópicos, desde os mais simples até mais complexos. Esse é um guia que eu uso constantemente, para relembrar algumas sintaxes mais avançadas.

Go Proverbs - Essa eu considero uma das leituras mais importantes pois ela resume os princípios que nortearam a criação da linguagem e também as decisões adotadas pela comunidade.

Aprenda Go com Testes - Esta é a tradução de um dos livros mais legais para se aprender Go. O diferencial é que além da linguagem você exercita o desenvolvimento guiado por testes.

Practical Go: Real world advice for writing maintainable Go programs - Este link é um resumo de uma apresentação onde o Dave Cheney dá várias dicas importantes de boas práticas no desenvolvimento de aplicações em Go.

Livros

A Linguagem de Programação Go - Existem outros bons livros no mercado, mas esse foi o que eu comprei e posso recomendar. É muito bom e bem completo, indo do básico até tópicos mais avançados.

Comunidades

Algumas comunidades que eu participo:

Telegram da comunidade Go de Santa Catarina

Telegram da comunidade Go Brasil

Gophers no Slack

Newsletters

Sou grande fã de newsletters como forma de me manter atualizado das novidades do mercado.

A semana Go - Lista semanal com curadoria deste ruivo que aqui escreve :)

Golang Weekly - Lista bem extensa, em inglês.

Uma dica final: se você está iniciando na linguagem, mantenha-se focado nos conceitos mais fundamentais antes de se aprofundar em assuntos mais complexos como go routines. Sei que alguns dos principais pontos de interesse em Go são a concorrência e a performance, mas é importante primeiro dominar os fundamentos antes de começar a se aventurar nestes tópicos mais profundos.

Neste post eu tentei citar algumas das fontes que foram importantes para mim quando comecei a aprender. Se lembrar de mais algum link importante por favor use o espaço de comentários abaixo para complementar este pequeno guia.