Recentemente um amigo me pediu algumas dicas de como melhorar o hábito da leitura, como ler mais, como eu encontro minhas fontes, etc. Resolvi transformar isso neste post e espero que ajude alguém mais :)

Acho que o grande segredo é realmente transformar a leitura em um hábito. O mestre do humor Jerry Seinfeld desenvolveu uma técnica legal para isso:

[..]pegar um grande calendário de parede, que tem o ano inteiro em uma página e pendurá-lo em uma parede bem evidente. O próximo passo era pegar uma grande caneta piloto vermelha. Para cada dia que fizer a minha tarefa de escrever, eu colocaria um grande X em cima do dia. Depois de alguns dias, você vai ter uma corrente. Continue assim e a corrente vai crescer a cada dia. Você vai gostar de ver essa corrente, principalmente quando você conseguir continuá-la por algumas semanas. Seu único trabalho agora vai ser não quebrar a corrente. “Não quebre a corrente,” ele disse outra vez para enfatizar.

Para facilitar esse processo eu uso um aplicativo para chamado Coach.me. Dentre os hábitos que eu estou cultivando estão ler, escrever posts, escrever tweets em inglês, correr, me exercitar, etc. Uma funcionalidade legal é você poder dar e receber incentivo para cada objetivo alcançado, o que ajuda ainda mais no fortalecimento dos hábitos.

Outra ferramenta que vem me ajudando bastante com a leitura de livros é o goodreads.Eu uso para acompanhar o progresso dos livros que eu estou lendo, manter uma lista dos que eu quero ler, ver o que outras pessoas estão lendo, etc. Usar essa ferramenta, e ter comprado um Kindle, me ajudou bastante a aumentar ainda mais meu prazer em ler livros.

Outras “dicas” que funcionam para mim:

  • Moderação. Todos os dias somos expostos a quantidades enormes de conteúdo e é impossível ler tudo isso. O que eu tento fazer é identificar as fontes que são mais importantes para as áreas de meu interesse. Exemplos: Hacker News, Mac Magazine e Product Hunt para a área de tecnologia, Omelete e Jovem Nerd para o entretenimento nerd, Collectors Room e Tenho mais discos que amigos para música, etc. O mesmo funciona para os livros: eu tento me policiar para ler no máximo dois livros ao mesmo tempo, um técnico e outro de ficção. Assim eu evito começar vários livros e não terminá-los, o que ainda é um desafio para mim.
  • Usar corretamente boas ferramentas. O Twitter é uma ótima ferramenta para consumo de conteúdos, desde que você siga as pessoas mais influentes nas áreas de seu interesse e mantenha uma lista pequena para conseguir acompanhar o conteúdo. O Medium e o Flipboard são outras fontes ótimas de conteúdo que eu uso muito. O Feedly é uma ótima ferramenta para gerenciar e consumir fontes de conteúdo no formato RSS e eu uso ele para ler praticamente todas as fontes que citei aqui. O Pocket é legal para armazenar textos para ler mais tarde, desde que você consiga limpar a lista de leitura de vez em quando ;). E fique longe do Facebook! Sério, aquilo é uma fonte de distração, futilidade e ódio gratuito.

Bom, isso é o que vem funcionando para mim. Se você tiver outras dicas que usa e quiser compartilhar nos comentários seria de grande ajuda.