Meu nome é Elton Minetto

Aplicativos indispensáveis em 2014

Ahh, listas. Todo mudo adora listas. Sendo assim eu fiz duas! Uma dos meus discos favoritos em 2014 e esta, sobre os aplicativos que eu mais usei neste ano. Incluí apps mobile, web e para Mac. Tentei dividir em algumas categorias para fazer um pouco mais de sentido

Escrever

iA Writer: uso para escrever o Markdown dos meus sites e também para redigir rascunhos de e-mails

Buffer: uso para agendar a publicação de posts em redes sociais e ter estatísticas de acesso

Goodbits + MailChimp: uso para gerenciar a newsletter que iniciei este ano. O Goodbits serve para gerenciar o conteúdo das edições e é integrado com o MailChimp para o envio

Google Analytics: sempre útil para acompanhar o andamento dos diversos sites que gerencio

Gerenciar o tempo

Tiempo: controlo o tempo que eu trabalho nos diversos projetos da Coderockr e pessoais

Inbox: eu já vinha usando a metodologia do Mailbox que o Google copiou quando lançou esse app então foi fácil fazer a migração.

Wunderlist: uso para gerenciar as tarefas rotineiras e tarefas pessoais

Trello: usamos para gerenciar alguns dos projetos da Coderockr

Trabalho

Jira: adotamos este ano para alguns projetos mais complexos de clientes da Coderockr

Bitbucket: adotamos em detrimento ao Github devido ao modelo de preços ser mais viável para a Coderockr, que possui diversos projetos em andamento ao mesmo tempo. Com o Github pagávamos muito mais do que o necessário, mas continuamos usando ele para projetos open source.

Sublime Text: testei algumas IDEs este ano, mas sempre acabo voltando para a simplicidade e performance do Sublime.

Slack: excelente ferramenta de comunicação que fez uma grande diferença nos projetos da Coderockr em 2014, nos permitindo melhorar o processo de trabalho remoto.

SourceTree: ferramenta útil para organizar a ordem e comentários dos commits e branches dos projetos. Como adotamos o github flow em 2014 ter uma ferramenta gráfica ajuda em alguns momentos.

Terminal: nada substitui o bom e velho Terminal. Eu sou muito mais produtivo na linha de comando, tenho diversos scripts e atalhos prontos que venho acumulando nos últimos anos.

Leitura

Reeder: leitor de RSS. Sou “old school”, ainda acho essa uma das melhores formas de me manter informado. Eu substitui o Google Reader pelo Feedly que o Reeder usa como backend.

Flipboard: comecei a usar mais o Flipboard este ano depois que eles compraram o Zite, que era minha ferramenta favorita. O visual é agradável mas ainda sinto falta do conteúdo que o Zite tinha.

Medium: teve um crescimento legal em 2014, com diversos posts sendo gerados diariamente, inclusive em português. Espero que continue crescendo em 2015. O app para iPad também teve uma melhora considerável nas últimas semanas e ficou bem mais agradável.

Pocket: vou acumulando os posts que acho interessantes no Pocket mas a pilha está aumentando mais rapidamente do que consigo ler.

iBooks: adotei de vez os e-books. Faz bastante tempo que não compro um livro impresso, gosto da possibilidade de ter minha biblioteca sempre disponível no iPad/iPhone.

Saúde

7 Minute Workout: uso este app para iPhone para me auxiliar na execução dos exercícios. Ele também sincroniza os dados com o Apple Health.

Lift: uso para manter um histórico das execuções do 7 Minutes.

Fitbit: app iOS que sincroniza com a pulseira e mantém o histórico dos passos, corridas e meu sono, além de mostrar um ranking de competição entre meus amigos.

Sync Solver for Fitbit: Ele usa a API da Fitbit para sincronizar os dados da pulseira com o Apple Health porque a própria Fitbit não faz isso devido a uma briga interna que eles tem com a Apple.

Apple Health: estou usando ele para sincronizar todo o meu histórico de exercícios, peso, sono, etc. Estou planejando mudar a Fitbit por um Pebble em 2015 e o fato dos dados estarem salvos no Apple Health me permite fazer essa mudança sem perder meu histórico.

Diversão

Rdio: tentei usar o Spotify por alguns meses mas acabei voltando para o Rdio. A usabilidade da interface foi o principal motivo desta mudança.

E você? Quais aplicativos foram úteis no último ano?