A comunicação é uma das coisas mais importantes para o sucesso de uma empresa ou equipe, e isso não se discute.

Recentemente começamos a passar por alguns problemas típicos de comunicação na Coderockr. Algumas pessoas da equipe usam Gtalk, outras Skype e outras Facebook Chat e a maioria usa mais de uma forma de comunicação. Isso estava gerando um problema porque eu tinha que manter aberto vários aplicativos (ou configurar o Adium para conectar em todos). Além disso, uma conversa podia começar no Gtalk e terminar no Facebook virando uma completa bagunça. Também sentíamos falta de poder fazer uma pesquisa para poder recuperar uma conversa antiga, onde havíamos discutido alguma coisa importante para algum projeto ou cliente.

Para resolver estes problemas fiz algumas pesquisas em soluções de chat corporativo e analisei o HipChat, Glassboard e Hall. Também cogitei usarmos um servidor de IRC interno, mas o escolhido foi o Hall. Depois de duas semanas usando diariamente posso dar uma opinião sobre ele.

As vantagens

  • Preço: as funcionalidades de chat, individual e em grupo, assim como o upload de arquivos (com uma limitação de tamanho) é gratuito. Existe uma versão premium que fornece algumas coisas como espaço ilimitado para arquivos, painel administrativo e customizações.

  • Salas: você pode criar salas e adicionar as pessoas nela para poder ter os chats em grupo. Na Coderockr criamos salas como: Admin (gerenciamento da empresa), Mobile (equipe mobile da empresa), Web (equipe Web), etc. Assim os assuntos ficam separados e cada membro da equipe pertence a sala que o administrador escolhe.

  • Histórico: permite que você faça pesquisas nos chats das salas e nos individuais que você participou. Isso evita a perda de informações discutidas sobre projetos e clientes.

  • Integrações: cada sala pode ser integrada com alguns serviços externos como Github, Bitbucket, Heroku, New Relic, UserVoice, etc. Eu criei uma sala “Github” e cada vez que alguém faz um commit ou abre/fecha uma issue em determinado projeto uma mensagem é colocada na sala, assim eu consigo acompanhar o andamento dos projetos. Estou usando também a integração com o UserVoice para receber as sugestões de cursos para o Code Squad.

  • Apps: existem aplicativos para Mac, Windows, iOS e Android, além da versão Web.

** Desvantagens**

A principal desvantagem que encontrei até agora foi nos aplicativos. Não existe um aplicativo para Linux, obrigando algumas pessoas da equipe a manterem o navegador sempre aberto. E o aplicativo para Mac tem um pequeno problema com as notificações, que as vezes demoram para aparecer, ou mesmo não aparecem. Não é nada que impeça o uso, mas atrapalha um pouco.

Outro problema foi não-tecnológico: a barreira para todos adotarem o uso da nova ferramenta, pois estávamos acostumados a usar a sua ferramenta favorita (Gtalk, Facebook, Skype). Mas alguns dias depois todos estávamos acostumados com o uso.

Estou gostando bastante do resultado e a comunicação da equipe vem fluindo melhor depois da adoção.

Se estiver usando outra solução e quiser compartilhar aqui nos comentários seria de grande ajuda.