Meu nome é Elton Minetto

Programador Dave Grohl e não Axl Rose

coderockr carreira

O lema da Coderockr é “Programadores são artistas, são Rockstars!”. Esse termo “programador rockstar” vem sendo usado por algumas pessoas como pejorativo, como algo a ser evitado.

O CEO da Netguru fez uma ótima apresentação com o título “Why no one is looking for ‘rockstar programmers’”.

Traduzi/adaptei os trechos mais importantes:

  • Seja um programador sem ego. Lembre que você não é o seu código. A única forma de melhorar é estar aberto para ao feedback dos outros e dar feedbacks honestos e sem julgamentos.

  • Jogue pelo time. Construir software é um esporte a ser jogado em grupo. Você não é dono de partes do código e sim responsável por fazer com que todo o pacote funcione como esperado. Não seja o cara que diz “na minha máquina funciona”. O software deve funcionar nas máquinas dos usuários.

  • Seja um aprendiz. A tecnologia muda muito rápido. O que era importante 5 anos atrás não é mais a melhor coisa hoje, e o que é relevante hoje nem existia 5 anos atrás. Você deve aprender novas coisas constantemente (linguagens, bibliotecas, padrões).

  • Seja uma pessoa em formato T. Se especialize em algum campo e tenha um conhecimento superficial em um conjunto de tecnologias. Isto o faz um recurso muito valioso dentro da empresa.

  • Seja incansavelmente engenhoso. Torne-se a pessoa que consegue resolver qualquer problema. Você não precisa ser capaz de resolver qualquer problema sozinho, mas você sempre sabe onde ir para encontrar a resposta.

Concordo com todos os pontos que o Wiktor cita na apresentação, só não acho certo dizer que que não tem essas qualidades é um “rockstar”. Pelo menos não no modo como vejo, com os rockstars criando coisas novas e sendo ousados, quebrando o status quo.

Eu mudaria os termos para: “não seja um programador Axl Rose, seja um programador Dave Grohl”.

Ambos são muito talentosos, mas o Axl é famoso por suas excentricidades e manias.

Enquanto isso, o Dave Grohl é conhecido com “o cara mais legal do rock” por sempre estar disposto a conversar com fãs e reporteres, por ajudar bandas que estão começando, por saber tocar diversos instrumentos, etc.

Essa é minha sugestão.