Meu nome é Elton Minetto

O PHP está voltando

php abraphp

O PHP subiu duas posições no ranking TIOBE em relação a Junho de 2012, deixando para trás o C# e o Visual Basic. Um dos motivos apontados foi o lançamento do Zend Framework 2 em Setembro de 2012.

Para quem não conhece, o TIOBE Programming Community Index é um indicador das linguagens de programação mais “quentes”. É atualizado mensalmente e é baseado no número de programadores, cursos e fornecedores encontrados na Internet. Usa as ferramentas de busca (Google, MSN, Yahoo), a Wikipedia e o Youtube, entre outras para fazer esse cálculo.

Eles sempre relembram que isso aponta apenas a popularidade das linguagens e não a qualidade, mas isso é um bom sinal para o mercado.

Aqui no Brasil a situação não é diferente. Prova disso foi o excelente encontro da comunidade PHP que tivemos no último fim de semana no FISL, assim como a aproximação da Zend, lançando apresentações oficiais em português e aumentando a presença comercial no país. Sem falar no fortalecimento crescente da ABRAPHP, que aponta para um amadurecimento da linguagem.

Parabéns a todos os programadores PHP, iniciantes ou não, que estão ajudando nesse crescimento e ajudando a todos.