Meu nome é Elton Minetto

Usando Trello para simular um web service

coderockr

Essa dica veio do @leorossetto_ e do @xorna.

Estamos iniciando o desenvolvimento de um aplicativo para iOS e Android que precisa buscar dados de um servidor remoto, usando a técnica Rest. Acontece que este serviço vai ser desenvolvido pela equipe do cliente e a Coderockr ficou responsável apenas pelo desenvolvimento dos aplicativos móveis.Como o desenvolvimento está sendo feito em paralelo pelas duas equipes, o Leonardo e o André tiveram uma idéia para não dependermos do servidor remoto neste primeiro momento.

Eles criaram um arquivo .json com um exemplo dos dados esperados e colocaram como anexo em um Card do Trello, ferramenta que usamos para gerenciar os nossos projetos:

Agora basta acessar o endereço deste arquivo json dentro dos aplicativos e temos um “mock” do serviço. O interessante é que o Trello gera inclusive os cabeçalhos HTTP esperados, como o Content-Type. Na imagem abaixo é possível ver o acesso usando o programa GraphicalHttpClient que uso para testar serviços Rest no Mac.

Claro que neste caso só conseguimos emular a requisição do arquivo (método GET) e não criação (POST), alteração (PUT) ou exclusão (DELETE). Também não temos como testar a parte de autenticação do serviço, mas já podemos dar continuidade aos primeiros passos do aplicativo, como a criação dos testes unitários e o acesso aos dados para gravá-los em um banco local, para uso offline. Quando o serviço ficar pronto basta alterarmos a url nos aplicativos e o restante deve funcionar de acordo com o esperado.

Não sei se esse foi um dos usos que a Frog Creek pensou quando desenvolveu essa feature, mas nós acabamos encontrando um uso interessante para ela.