Gerenciar as finanças é uma tarefa das mais importantes e complexas, tanto para nossos gastos pessoais quanto para empresas. No decorrer dos anos eu testei várias soluções, desde uma planilha em Excel (depois em OpenOffice e mais recentemente em Google Docs) até aplicativos mais complexos como o Cashculator (para Mac) e o Lemon (versões para iOS e Android, com planos gratuítos e pagos).

A solução que estou usando atualmente é baseada em um aplicativo chamado MoneyWiz. Trata-se de um aplicativo com versões para iPhone (U$ 4,99) iPad (U$ 4,99) e Mac (U$ 24,99)

As vantagens que encontrei nesse aplicativo:

  • Possibilidade de criar várias “contas”. Criei uma para as compras no cartão Visa, outra para as compras no cartão Master e outra para os movimentos na minha conta corrente. Assim consigo dividir exatamente o que estou gastando em cada caso.

  • Categorias configuráveis. É possível criar categorias para seus gastos e recebimentos, assim facilitando a organização.

  • Orçamentos. Isso é o que eu mais uso. Defino orçamentos mensais que eu preciso controlar como combustível, festas, compras na iTunes Store, etc. Conforme eu vou comprando eu anoto no aplicativo e ele vai me mostrando quanto eu já gastei de cada orçamento. Esse foi o melhor ganho na minha gestão financeira pessoal, pois consigo ir controlando os meus gastos diariamente. É necessária uma boa disciplina para cadastrar tudo que é gasto, mas depois de alguns dias torna-se um hábito.

  • Agendamentos. É possível colocar no aplicativo as contas que vencem em determinados dias do mês, com opção para que elas se repitam periodicamente (mensal, semanal, etc) e o aplicativo lhe avisa quando está para vencer determinada conta.

  • Relatórios. O aplicativo possui diversos relatórios que ajudam bastante o acompanhamento dos gastos.

  • Sincronização. Tudo que é cadastrado é sincronizado entre as versões do aplicativo. E se você vender ou perder o iPhone, por exemplo, pode instalar o aplicativo novamente e recuperar seus dados.

Eu comprei apenas as versões para iPhone e iPad. Estou usando o iPhone como entrada de dados, para entrar os meus gastos diários e o iPad para visualizar relatórios e agendamentos. Os relatórios ficam muito mais fáceis de se analisar na tela maior do iPad do que na tela do iPhone, apesar de serem os mesmos dados. Não comprei a versão Mac porque achei dispensável (e um pouco cara) pois ela tem praticamente os mesmos recursos da versão iPad.

Salvei alguns screenshots do aplicativo no Flickr

O MoneyWiz tem me ajudado bastante a gerenciar os meus gastos e evitar surpresas desagradáveis no dia que a fatura do cartão de crédito chega. E você? Que solução tem usado para fazer isso? Use os comentários para compartilhar suas formas de resolver esse grande problema.