Meu nome é Elton Minetto

Migrando do Wordpress para o Octopress

codes etc

Eu mantenho esse site desde meados de 2003 e nesse tempo venho usando o Wordpress como plataforma. Ele sempre foi uma boa opção, mas um detalhe vinha me deixando nervoso nos últimos tempos: eu passava mais tempo formatando os textos, imagens e códigos do que realmente escrevendo o texto.

Recentemente descobri o Markdown para realizar as marcações e gostei muito, tanto que usamos no novo site da Coderockr e eu usei para escrever o e-book Zend Framework 2 na prática.

Na construção do site da Coderockr nós usamos a dupla Jekyll e Github Pages. Nesse site eu usei uma solução um pouco diferente: Octopress, Google Analytics, Disqus e Amazon S3.

Nesse post vou comentar sobre o processo de migração e as ferramentas usadas

Octopress

A primeira ferramenta escolhida foi o Octopress. Segundo o site (tradução livre):

“Octopress é um framework desenvolvido por Brandon Mathis para o Jekyll, o gerador de páginas estáticas usado pelo Github Pages. Para iniciar um blog com o Jekyll é necessário escrever seu próprio template HTML, CSS, Javascripts e configurações. Mas com o Octopress tudo isso já está pronto. Basta clonar ou fazer um fork do Octopress, instalar dependências, plugins e temas e começar a usar”

A documentação auxilia a instalação e configurações básicas.

Depois de tudo instalado você pode usar o tema padrão ou escolher algum disponível no Github. Nesse site é possível encontrar alguns. Eu estou usando o Foxslide que já vem com alguns widgets úteis como Twitter, Instagram e Github. Você também pode criar um novo tema caso tenha os skills necessários.

Agora você pode criar novos posts ou usar alguma ferramenta de migração, como eu fiz.

Migrando os posts do Wordpress

Eu usei a ferramenta exitwp para fazer a migração dos posts do Wordpress para o formato Markdown que o Jekyll usa. Para isso basta seguir as instruções que estão no Github. Um detalhe importante é o seguir a recomendação de incluir o

xmlns:atom="http://www.w3.org/2005/Atom"

no arquivo XML gerado pelo Wordpress. Sem isso você vai ter diversos problemas na importação.

Após executado o exitwp ele vai gerar um diretório chamado build com os arquivos em formato Markdown. Você precisa salvá-los no diretório source/_posts da sua instalação do Octopress.

Testando

Depois de ter escrito algum post, ou importado do Wordpress, você pode testar o resultado executando no terminal os comandos:

rake generate
rake preview

O primeiro comando processa todos os arquivos e gera o diretório public com os arquivos estáticos que você vai fazer deploy para o servidor mais tarde. Com o segundo comando um servidor local é executado e você pode testar no seu navegador com a url http://localhost:4000

Comentários, share buttons e Analytics

Uma das vantagens do Wordpress é ele ser uma plataforma bem completa e madura para blogs, já possuindo ferramentas como comentários, botões de compartilhamento e estatísticas. Com o Octopress eu estou usando algumas ferramentas separadas:

  1. Estou usando o Disqus para armazenar os comentários. Funciona muito bem e dá a praticidade dos visitantes comentarem usando seus usuários do Twitter e Facebook. Possui moderação e controle de spam (via Akismet, a mesma ferramenta usada pelo Wordpress). O sistema de importação de comentários do Wordpress é meio problemática, mas a ferramenta é boa.

  2. Para os botões de compartilhamneto estou usando o ShareThis. Basta cadastrar-se, customizar a aparência dos botões e colar o código no template dos artigos do Octopress.

  3. E para as estatísticas estou usando o bom e velho Google Analytics que dispensa apresentações.

Deploy

Como os arquivos gerados são apenas arquivos HTML você pode fazer o deploy para qualquer servidor web como o Apache, Nginx, etc. No meu caso eu optei por outra opção um pouco menos ortodoxa, a dupla Amazon S3 e Amazon Route 53.

O S3 é um repositório de arquivos, mas recentemente eles adicionaram uma opção bem interessante, a possibilidade de servirem arquivos estáticos sem a necessidade de configurar um servidor para isso. Basta criar um bucket (nome dado pelo S3 aos diretórios) e habilitar a opção “Static Website Hosting”. Também é possível fazer redirecionamentos entre buckets, por isso eu criei um chamado www.eltonminetto.net vazio que redireciona para o eltonminetto.net. O Route 53 é o serviço de DNS da Amazon e estou usando ele para configurar o domínio. A Amazon faz a cobrança de acordo com o espaço armazenado e com a quantia de arquivos transferidos, e o fato de não precisar ter um servidor configurado deve reduzir mais ainda os custos. Além disso se você criar uma conta nova tem um ano de desconto em vários serviços.

O último passo que eu configurei foi a opção de deploy do próprio Octopress. Eu segui essa documentação e depois de tudo configurado basta executar o comando:

rake deploy

e os arquivos são enviados diretamente para o S3.

Vantagens

Algumas vantagens que percebi até agora:

  1. Poder escrever em Markdown, sem me preocupar com formatações de códigos, espaços, etc. Eu uso o editor Mou no Mac para escrever o Markdown e acompanhar o resultado da formatação em tempo real.

  2. Não precisar me preocupar em atualizar a plataforma de blogs e o servidor

  3. Usar um repositório git para armazenar os textos, facilitando o backup e versionamento. Hoje estou usando um repositório privado no Bitbucket para isso.

Desvantagens

Como o Alex Piaz comentou no Facebook, o Jekyll/Octopress é “coisa de dev pra dev”. Realmente para o usuário final é muito mais fácil usar o painel do Wordpress para escrever e formatar os textos. Mas para desenvolvedores é muito mais flexível.

Outra desvantagem é que preciso ter o ambiente configurado (Ruby, Jekyll) para postar algo ou corrigir algum erro. Com o Wordpress era necessário somente um navegador ou o iPad. Isso pode ser resolvido com alguma dose de programação como um shell script na crontab que faça o git pull e o rake deploy de tempos em tempos (mas para isso eu precisaria incluir um servidor na solução).

Acho que o painel do Wordpress também vai me fazer alguma falta. Com ele eu podia acompanhar os comentários e estatísticas de um só local e agora vou precisar entrar em mais de uma ferramenta para isso.

Conclusão

Vou usar essa solução por algum tempo e comentando as novas vantagens e desvantagens que for descobrindo no processo. Por enquanto estou gostando bastante da aventura.