O MySQL Workbench é uma ferramenta de grande utilidade na fase de planejamento e modelagem de sistemas que venho usando há alguns anos. Recentemente adicionei o Astah mas o Workbench continua constando na minha caixa de ferramentas.

Como o próprio nome diz ele é voltado para MySQL mas graças a sua arquitetura baseada em plugins podemos expandir suas funcionalidades para outros bancos de dados. Um desses plugins é o “SQLite export”. Para instalá-lo basta fazer o download do arquivo no site, abrir o Workbench, escolher a opção Scripting->Install Plugin/Module e selecionar o arquivo. Depois de reiniciar o Workbench um novo item aparece no menu Plugins->Utilities->Export SQLite CREATE script. Clicando nessa opção é solicitado o caminho e o nome do arquivo a ser salvo com o script de criação da modelagem aberta atualmente.

Testei o plugin com algumas modelagens bem complexas e o resultado foi perfeito. Estou usando este plugin para criar versões SQLite de bancos de dados MySQL, para usar em testes unitários, e também para facilitar o trabalho dos desenvolvedores da Coderockr que usam o SQLite nos aplicativos iOS e Android.

Não pesquisei plugins para outros bancos de dados, mas acredito que seja fácil de encontrá-los e dar mais poder a essa ótima ferramenta.