Lendo a minha sempre útil (e divertida) timeline do Twitter me deparei com uma ferramenta bem interessante, chamada geturl. A dica veio do amigo @filaruina

O geturl é um script em Python que usa a API do serviço Filepicker.io para enviar o arquivo selecionado para o cloud da Amazon e fornecer uma url pública para o acesso do mesmo. Instalei no meu Mountain Lion e funcionou perfeitamente (pelo que consta na documentação deve funcionar facilmente no Linux).

Para instalar é só digitar no Terminal:

sudo curl https://raw.github.com/uams/geturl/master/geturl -o /usr/bin/geturl;
sudo chmod +x /usr/bin/geturl

Para enviar um arquivo basta:

geturl /path/do/arquivo

A primeira vez que você executar o comando acima ele vai solicitar o e-mail que você cadastrou no Filepicker, ou um e-mail para ser gerado o cadastro. Além de gerar a URL ele já usa o comando pbcopy do Mac para jogar a url para a área de transferência, então basta um Cmd+V para colar em qualquer lugar (o mesmo deve funcionar no Linux). A conta gratuíta do Filepicker.io permite o envio de 5000 arquivos/mês, apesar de eu não ter encontrado referências sobre o tamanho máximo dos arquivos e nem quanto tempo eles ficam disponíveis. Mas para o que eu preciso, compartilhar arquivos pequenos e de forma temporária, é mais do que o necessário.