Meu nome é Elton Minetto

Sublime Text

etc

Eu nunca fui muito fã de IDEs. Usei por um bom tempo o Eclipse e mais recentemente o Netbeans, ambos para programar em PHP. Apesar de reconhecer a utilidade da maioria dos recursos, como o autocomplete quase milagroso do Netbeans, não gosto muito da abordagem “uma ferramenta integrada para tudo o que você precisar”, principalmente pelo grande consumo de memória e processamento que isso acarreta. Eu me considero mais “Unix style” neste caso, no sentido de usar várias pequenas ferramentas, cada uma específica e que faz o melhor para resolver determinada tarefa. Por isso uso o Cornerstone para gerenciar os repositórios SVN, o cliente do Github, o terminal do Mac para rodar os testes unitários e um bom editor de programação. Até recentemente meu editor preferido era o Textmate, mas como ele está bem parado no tempo (a versão 2 ainda está longe) eu testei algumas alternativas (Chocolat, Espresso, TextWrangler) e acabei adotando o Sublime Text como meu editor favorito. Alguns dos motivos:

  • Rápido. Muito, muito rápido. Abrir arquivos, navegar nas funções, todas as operações são de rápido acesso
  • Atalhos para tudo. Adoro atalhos. Eu sou muito mais produtivo usando o teclado do que o mouse. Existem atalhos para quase tudo. Os mais úteis: Command+P para acessar a pesquisa de arquivos no projeto, Command+R para listar e pesquisar os métodos do arquivo, Contrl+G para mover o cursor para a linha digitada, Command+Shift+P para listar os comandos e snippets, entre outros.
  • Multiplataforma. Ele tem versões para Mac OS X, Linux e Windows
  • Extensível. Possui plugins, snippets, novas teclas de atalho configuráveis, etc.
  • Em constante evolução. Estão disponíveis a versão 1 e a versão em desenvolvimento, a 2. Mesmo a versão 2 em beta, que estou usando, é muito estável.
  • Syntax highlighting para diversas linguagens de programação
  • Outras features legais: edição em 2, 3 ou 4 colunas, podendo colocar vários arquivos lado a lado para comparar; edição de vários pontos de código ao mesmo tempo; organização em projetos; customização de cores de interface; autocomplete.

Neste vídeo é possível ver ele funcionando:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=3L9OH6trI90]

É um aplicativo que realmente vale cada centavo pago. Ele custa 59 dólares, mas a licença permite que você use as versões para todos os sistemas operacionais, para a versão 1 e 2, e para quantas máquinas quiser. Também é possível baixar a versão trial para testes, e até onde testei não tem bloqueio, somente aparecem avisos pedindo que você compre. Vale o teste e também a compra.

Alguns links com dicas para aprimorar o uso do editor, com plugins e themes:

http://www.rockettheme.com/magazine/1319-using-sublime-text-2-for-development http://www.designkode.com/blog/sublime-text-icon http://www.markdotto.com/2011/09/09/coding-with-sublime-text-2/ http://net.tutsplus.com/tutorials/tools-and-tips/sublime-text-2-tips-and-tricks/