Meu nome é Elton Minetto

Usando o Zend Framework via CLI

php Zend Framework

Existem várias tarefas dentro de um sistema web que podem/devem ser executadas direto no servidor, sem a interação com o usuário, como workers do Gearman, tarefas agendadas na crontab do Linux, etc. Estas tarefas podem ser executadas com o PHP-CLI (Command Line Interface). Na documentação oficial do PHP existem exemplos bem fáceis de entender e extender. Nesse post vou comentar como usar o CLI em projetos com o Zend Framework. O primeiro passo é criar um Bootstrap simplificado, que vou chamar de clip.php. Ele tem a mesma tarefa do Bootstrap normal de uma aplicação Zend Framework, com algumas coisas a menos como o uso das variáveis $_GET e $_POST. Eu criei dois exemplos de cli.php, um para projetos usando módulos e outro para projetos mais simples. Para usá-los basta usar o projeto exemplo que está no Github ou baixar apenas o cli.php e customizá-lo para seu projeto. Para executar é:

php cli.php -e development -a default/index/index

Você precisa ter o executável do PHP em seu Path. No Windows você iria executar:

php.exe cli.php -e development -a default/index/index

Os parâmetros significam: -e = ambiente que você está executando. Se não passar parâmetro o script vai considerar como “development”. Isso é usado para ler as configurações de caminhos e dados do config.ini -a = o que você irá executar. O formato é modulo/controlador/acao/param/valor

Se precisar passar parâmetros para a ação é só adicioná-los no comando, da mesma forma como faria em um navegador. Exemplo:

php cli.php -e development -a default/index/index/id/10/nome/elton

Desta forma a action indexAction do controlador IndexController vai poder acessar os parâmetros id e nome usando o comando:

$id = $this->getRequest()->getParam('id'); $nome = $this->getRequest()->getParam('nome');

No caso de não estar usando módulos no seu projeto basta invocar sem o nome do módulo:

php cli.php -e development -a index/index/id/10/nome/elton

Nós usamos bastante esse recurso em diversas tarefas agendadas nos projetos da Coderockr. É algo realmente útil.