Meu nome é Elton Minetto

Google Command Line Tools

home

O pessoal do Google lançou mais uma contribuição para o mundo Open Source. Trata-se do Google Command Line Tools. Desenvolvido em Python facilita a criação de scripts para usar algumas das ferramentas da empresa como o Blogger, Picasa, Youtube, Google Calendar e Google Docs. Para instalar no Mac OSX é preciso primeiro instalar o Python-Gdata:

  • Download no http://code.google.com/p/gdata-python-client/
  • Após descompactar e entrar no diretório basta digitar (no terminal, lógico): sudo python setup.py install Para instalar o Googlecl:
  • Download no http://code.google.com/p/googlecl/
  • Após descompactar e entrar no diretório basta digitar: sudo python setup.py install Alguns exemplos: (do site oficial) Blogger $ google blogger post –title “Título” “Texto do post” Calendar $ google calendar add “Beber com o pessoal at noon tomorrow” Contacts $ google contacts list name,email > contacts.csv Picasa (útil para fazer upload de várias imagens de uma só vez) $ google picasa create –title “Fotos da festa” ~/photos/festa/*.jpg Youtube $ google youtube post –category Education killer_robots.avi

E o meu favorito: Editar um documento do Google Docs usando o VIM!!! google docs edit –title “Lista de convidados para a festa” –editor vim

A primeira vez que você usar cada um dos comandos é solicitado que aceite a conexão entre o aplicativo e a linha de comando. As próximas vezes não é mais necessária a confirmação Eu já estou pensando em algumas utilidades em meus scripts. E você? Se tiver sugestões deixe um comentário ;)