Nos dias 26,27 e 2811 eu estive em São Paulo participando do PHP Conference Brasil 2009. Foi a segunda edição que participei, a primeira foi em 2006. É possível perceber como o evento se profissionalizou, com uma estrutura melhor, mais palestrantes internacionais, mais participantes. Além de ver palestras muito importantes para mim, principalmente a parte de PHPUnit e testes, a parte mais legal de um evento assim é o que acontece fora das salas de palestras. Encontrar o pessoal que você convive diariamente via twitter ou msn é sempre divertido. Neste evento fizemos uma reunião do pessoal do PHPSC (sim, precisamos ir até SP para nos reunirmos), conversei com o @mrprompt sobre o NGix (vai ser útil no Drimio), fizemos uma unconference com o pessoal do WebMind (fiquei impressionado com o projeto, vou ajudar em algo), ganhei camiseta do PHPBurn, recebi feedback sobre o meu livro (parece q há interesse para uma segunda edição) e fui convidado a palestrar em outro evento da comunidade pelo país. Isso sem comentar o evento paralelo, que sempre ocorre, o PHPinga. Somente quem já participou sabe o quanto é divertido. É um evento etinerante, que acontece sempre que dois ou mais bêbados programadores PHP se encontram. E já gerou histórias hilárias para serem relembradas nos próximos encontros.

Quanto a minha palestra. A platéia foi pequena, mas muito interessada, fazendo perguntas pertinentes. O material da minha palestra encontra-se no Slideshare.

Quero dar os parabéns novamente a todos os envolvidos na organização. O pessoal da  TempoReal Eventos (Anderson, Leandro e equipe) e ao @galvao pelo excelente trabalho realizado. Sempre tem algo a melhorar, mas foi muito bom. Espero encontrar esse pessoal todo em 2010, e que o evento se fortaleça ainda mais.