Já faz quase um ano que estou usando o Mac. Nesse tempo fui coletando alguns softwares legais. Resolvi escrever aqui a minha lista de escolhas porque pode ser útil para quem está iniciando com o sistema da Apple.

É uma continuação deste post, e deste, e deste :-)

Adium O tudo-em-um dos Instant Messages. Conecta em MSN, GTalk, Jabber.

AppFresh Ajuda a saber se algum software instalado deve ser atualizado.

AppCleaner Apesar do processo de remoção de softwares no MacOSX ser muito simples, com o AppCleaner fica mais fácil ainda. Ao remover um software ele remove todas as configurações e possíveis “resquícios” do programa

aMule Outro que dispensa apresentações. É o mesmo software que usava no Linux

Burn Bem útil e simples para “queimar” CDs e DVDs

Colloquy Cliente de IRC com interface polida e simples

Cyberduck Excelente cliente de FTP

Coconut Batery Para monitorar o estado da sua bateria. Dá para saber a idade da bateria, quantas cargas já fez e a capacidade de carga. A minha bateria depois de 13 meses de vida já perdeu 6% de sua capacidade.

Evernote É um serviço interessante. Você se cadastra no site e faz o download de um pequeno aplicativo. Depois pode colar textos, fotos, anotações e ele salva no site. É uma espécie de del.icio.us mas para anotações. Útil.

GimmeSomeTune Uma espécie de plugin para o iTunes. Ele é executado junto com o player da Apple e faz o download das capas, letras das músicas e outros ajustes.

iGTD Software muito útil, para controlar seus projetos e tarefas. Possui integração com o iCal.

Quicksilver Indispensável. Com ele é possível executar aplicativos, abrir arquivos e diretórios, etc. Tudo via tecla de atalho. Surpreende a utilidade e produtividade que isso proporciona. Tem um vídeo legal mostrando como usar ele.

Quinn Eu sou viciado no Tetris. A primeira coisa que faço quando compro um celular novo é procurar uma versão do jogo para ele. Com o Mac não foi diferente :-) O Quinn é divertido e bonito.

Superdocker Ativa algumas configurações especiais e legais para o Dock, Finder, Safari e Time Machine. Dá para trocar as cores do Dock, estilos, etc.

Seashore Existem vários aplicativos legais para edição de imagens no Mac. Mas para mim, que a principal tarefa é redimensionar imagens e outras coisas simples o Seashore é perfeito. Ele é baseado no código do Gimp.

Simple CSS Software muito útil para trabalhar com arquivos CSS. Ele ajuda a organizar o código de acordo com as funcionalidades (fonts, bordas, dimensões, etc)

Transmission Cliente de bittorrent muito simples e fácil.

Textmate Acho que dispensa apresentações. Excelente editor de programação. Pena que não é livre.

UnRarX Parece que eu sou o último fã do formato zip porque todo mundo usa o rar. Então o UnRarX é necessário.

Vine Server/Viewer Bem útil para mim que sou professor. Com o servidor VNC os alunos podem conectar no micro para acompanhar as instruções e códigos que quero demonstrar.

VirtualBox Álternativa ao VMWare, este aplicativo open source que foi adquirido pela Sun é muito útil. Eu criei máquinas virtuais para o Windows e o Linux, assim posso utilizar os três sistemas ao mesmo tempo sem precisar reiniciar o computador ou ter que pagar licenças para o Parallels.

Xampp Pacote com o Apache, PHP, MySQL e outras coisas úteis para programar para Web.