Fim de semana passado aconteceu aqui em Chapecó o Primeiro PHPSC Conf.

O evento foi muito bom. O nível das palestras foi ótimo. Tivemos na sexta de manhã duas palestras mais voltadas ao público iniciante e no sábado duas palestras mais avançadas. Ainda na sexta de noite o nosso convidado de honra, o Manuel Lemos, fez uma excelente apresentação sobre uma classe PHP mantida por ele para trabalhar com formulários. Em paralelo com as palestras tivemos alguns minicursos como Orientação a Objetos, PHP Básico e EXTjs. Os minicursos estavam todos lotados. Foram um sucesso.

Mas tivemos alguns problemas. O principal deles foi a pouca quantidade de pessoas nas palestras. Tinha mais pessoas de outras cidades (Joinville, Rio do Sul, Santa Maria-RS, Pato Branco-PR) do que de Chapecó. Isso para mim foi a maior decepção. Principalmente em relação a quantidade de alunos da Unochapecó que vieram. Triste. Quem sabe no próximo evento eles prefiram pagar uma fortuna e viajar 500 KM para assistir as palestras… Problemas técnicos também aconteceram, mas a lei de Murphy sempre está presente nesses eventos.

Fazendo um saldo entre os pontos positivos e negativos, o evento foi muito bom. Conheci pessoalmente várias pessoas da lista que só conhecia “virtualmente”. As conversas durante os intervalos foram muito produtivas também. Incluindo as expedições a bares e festas locais (com direito a show do Cachorro Grande no sábado de noite). É o apelidado PHPinga (o iPhone tem um Raio X imbutido! Eu juro que eu vi isso!)

Aproveito para deixar aqui o PDF da minha apresentação no evento. Ele vai estar disponível no site do PHPSC também nos próximos dias. Eu tive uma colaboração muito interessante nesta apresentação. A ajuda do Christopher Jones da Oracle. Ele me deu algumas dicas, mandou material e corrigiu um erro na minha apresentação. Também publicou em seu site um post sobre o evento. Muito legal.

PHP e Oracle. Dicas de Performance