Meu nome é Elton Minetto

Disciplina interessante

home python

Eu sempre me divirto com as disciplinas que ministro. É a chance que tenho de programar algo científico, coisa que infelizmente não faço em meu dia a dia. Essas disciplinas já renderam alguns textos aqui no meu site também:

Web Services - parte 1 e parte 2

Grids

Eclipse, PHP e CVS

Classe genérica para trabalhar com tabelas

Conjuntos em Python

Padrões algorítmicos em python

Medindo tempo de execução de scripts Python

Método de Monte Carlo Distribuído

Material Curso Python

PVFS

Monte Carlo Distribuído usando Pyro

Mas uma disciplina que irei ministrar esse semestre tem potencial para ser uma das mais divertidas: TÓPICOS ESPECIAIS EM AMBIENTE WEB. Sua ementa, apesar de ter sido escrita a mais de dois anos não poderia ser mais atual:

" Modelo em camadas. Aplicações cliente-servidor. Aplicações para Web. Desenvolvimento de uma aplicação para Web utilizando alguma tecnologia atual para Web envolvendo banco de dados."

A idéia é que cada ano o professor possa mostrar aos alunos o mais atual em desenvolvimento Web. E esse é um ano “quente” no assunto. Pretendo trabalhar com os alunos: Design Patterns (MVC, ActiveRecord) e Frameworks (CakePHP, Symfony, Django e Ruby on Rails).

Como eu disse tem potencial para ser uma das mais divertidas e empolgantes, pelo menos para mim, espero que os alunos também gostem.