Neste post o autor comenta um fato que também tenho percebido ultimamente. É o aumento da procura por profissionais especializados em PHP. No texto ele fala sobre a realidade americana, onde já se encontra de 5-10 ofertas por dia no site de empregos monster.com. Por aqui ainda não está tão grande a oferta mas acompanhando o RSS das ofertas de emprego do site Linha de Código realmente a quantia de ofertas tem aumentado bastante nos últimos meses. Eu acho que uma das razões para esse fato é o reconhecimento que grandes empresas da área tem demonstrado pela linguagem, principalmente a Oracle e a IBM.

Outros pontos interessantes que constam no blog:

  • “obtenha sua Zend Certification”. Realmente profissionais que tenham a certificação da Zend vão ser mais facilmente absorvidos pelo mercado. Aqui em SC quem aplica a certificação é a empresa ipTrust de Florianópolis e a prova custa U$200, mas parece cada vez mais uma opção interessante para melhorar o currículo.

  • “apareça no google”. Se você procurar seu nome no google e não encontrar nada então pode ficar preocupado, afinal um programador web deveria estar visível no google. Isto mostra como você participa da comunidade, encontra respostas e responde dúvidas.

  • “contribua para um projeto open source em PHP ou mantenha um projeto”. Isto mostra que você tem interesse em programação e que gosta realmente do que faz. Também mostra que pode trabalhar em projetos grandes e em grupos.