Faço aqui um resumo das palestras que assisti no FISL este ano. No geral eu achei que as palestras do ano passado estavam melhores, mais aprofundadas. Várias que assisti este ano achei muito introdutórias. Os palestrantes deveriam se aprofundar mais nos assuntos, afinal o público era composto de programadores, acadêmicos, administradores de redes, etc.

Como nossa caravana chegou em POA no dia 20 infelizmente perdi algumas palestras que gostaria de ter assistido no dia anterior, como a de Plone, a de Python, Ubuntu, entre outras.

Linux a bordo: construindo sistemas embarcados com Linux - esta palestra começou bem introdutória mas no final mostrou algumas dicas práticas para auxiliar no desenvolvimento de sistemas embarcados. Gostei da idéia de usar o qemu para poder emular um sistema e poder fazer os testes. Os slides da palestra podem ser encontrados no site http://linuxabordo.com.br/download/artigos/linuxabordo.pdf

**Grades computacionais livres - **essa foi uma das palestras que eu esperava bastante mas fiquei decepcionado. O palestrante somente apresentou o que é um grid, funcionalidades e as ferramentas que existem para se desenvolver com grids. Não que o palestrante seja ruim, pelo contrário, mas eu esperava alguma novidade ou alguma experiência na aplicação das ferramentas.

**Programação paralela com threads Anahy - **palestra que fazia parte das chamadas Sessões Técnicas. Gostei bastante da apresentação e da aplicação que os acadêmicos estão desenvolvendo. É uma alternativa às pthreads. É o tipo de pesquisa acadêmica que eu gostaria de participar. Pena que foram somente 20 minutos para a apresentação, mas vou olhar com mais atenção para esta biblioteca.

**ClassGenerator- Desenvolvendo aplicações em PHP com qualidade e eficiência - **boa apresentação. Uma ferramenta desenvolvida para gerar classes PHP a partir da definição do banco de dados e outras definições. Eles usam o conceito de “artefato” significando porções de códigos que podem ser reaproveitados. O palestrante também foi muito bom, bem descontraído e didático. Essa é uma ferramenta que eu posso tentar colaborar com o desenvolvimento. O site é http://www.marcelioleal.net/classgenerator/

**IPv6, a nova geração da internet chegou - **outra palestra que decepcionou. Mas a culpa não foi inteiramente do palestrante. Quem iria apresentar não pode vir e outra pessoa apresentou em seu lugar, meio despreparado. Mas deu para relembrar algumas coisas do IPv6 e aprender algumas novas (poucas).

**Gnome e Mono - **Na verdade foram duas palestras ministradas pelo Miguel de Icaza. Para quem não conhece, Miguel foi um dos fundadores do projeto Gnome, donos da empresa Ximian que foi comprada pela Novell, onde trabalha hoje. Sem dúvida o melhor palestrante do fórum, com um carisma incrível e um domínio do público fenomenal. Na primeira palestra ele apresentou as novas características do desktop da Novell e aplicações legais como o Banshee para controle de músicas e iPod, f-spot para administrar as fotos do usuário, o beagle para fazer pesquisas google-like no desktop. Tudo isso com bom humor e exemplos práticos. A segunda palestra foi sobre o Mono, ferramenta que ele iniciou na Novell e hoje conta com vários desenvolvedores, inclusive uma forte equipe brasileira. Ele mostrou as vantagens do Mono, desenvolveu pequenos programas em C# e em boo (linguagem baseada no python desenvolvida por um brasileiro), GTK#, etc. Resumindo, me convenceu a dar uma chance para a ferramenta. Vou dar uma pesquisada em C# e boo para desenvolver algumas aplicações para desktop.

**Best practices for Python GUI development - **apresentação sobre os toolkits de desenvolvimento de interfaces gráficas em especial GTK e sua utilização com python, apresentado por um dos desenvolvedores da empresa Async. O que eu achei interessantes foram algumas ferramentas apresentadas para testar as interfaces como a Kiwi UI Tester desenvolvida por eles para testar as interfaces do sistema Stoq (que foi apresentado em outra palestra mas não consegui assistir).

**Resolvendo quebra-cabeças com python / SELinux / GPLv3 - **como eu gostaria de assisitir as tres palestras acabei assistindo um pouco de cada uma. A primeira era apresentada pelo Gustavo Niemeyer sobre quebra-cabeças e sua resolução em python. A de SELinux eu tinha interesse em assistir por que vou ministrar uma disciplina de segurança mas o palestrante estava bastante perdido e quase caiu durante a apresentação. Não foi muito proveitosa. Acabei saindo antes e pegando uma parte da apresentação do Stallman sobre a GPLv3. Também não consegui assistir muita coisa, mas ele estava falando sobre um problema de licenças que surgiu com o advento do Tivo, caixinha com linux instalado que funciona como uma central de mídia, recebendo filmes e programas de TV e gravando em seu HD. O grande paradoxo é que como é feito em Linux eles devem disponibilizar os fontes mas se os usuário tiverem os fontes eles vão poder quebrar as restrições de cópia dos vídeos gravados no HD, o que inflinge a lei americana de copyrights sobre os filmes. Pelo que ele estava apresentando a GPLv3 pode resolver isso, entre outras coisas. Realmente dá muita discussão esta parte legal.

**Utilizando PAM como ferramenta de segurança - **boa palestra, que apesar de não ter me fornecido uma grande quantia de novas informações serviu para relembrar várias coisas legais do PAM. O palestrante também foi muito bem, lembrando o Jô Soares (pelo carisma e pelo porte atlético hehe)

**Introdução à plataforma de desenvolvimento do GNOME - **devido a ressaca da festa da sexta-feira a primeira palestra que aproveitei no sábado começou as 14hs. Palestra com poucas novidades mas que serviu para esclarecer algumas dúvidas que tinha sobre alguns componentes do GNOME como o cairo, pango, glib, gnome-vfs, gstreamer, etc.

**Apache Realiability: Mitigando os efeitos de memory-leaks no httpd - **palestra feita pelo meu ex-professor o Rivalino. Fala sobre os problemas de memory-leaks do apache e mostra uma pesquisa que ele fez para provar qual é a melhor configuração do servidor para amenizar este problema. Bem interessante.

**Ajax e Direct Web Remoting - **palestra que fazia parte do Encontro Javali. Mostrou uma ferramenta (DWR) para trabalhar com Ajax em aplicações Java (jsp e servlets). Achei a palestra introdutória demais e não concordei com várias das observações do palestrante sobre o Ajax, mas sempre é bom ver o que outras linguagens e ambientes estão usando

No geral o evento foi legal, com vários grupos de usuários participando e o Stallman que foi um show a parte, com suas maluquices. O local do evento não agradou ninguém. Muito longe de tudo, péssimas opções de alimentação, etc.

Se tudo der certo ano que vem estarei novamente no FISL e de preferência como palestrante também.