Se ignorarmos todo o hype que está sendo gerado em volta do termo Web2.0 existem algumas aplicações muito úteis. As que mais utilizo são:

Gmail: um dos responsáveis pela repentina fama do AJAX. Interface bem feita, espaço gigantesco, busca eficiente e teclas de atalho tornaram uma ferramenta indispensável.

Digg : um site que vem fazendo frente ao Slashdot. As notícias são publicadas pelos usuários e vão recebendo pontos, os diggs. Assim as notícias que os usuários acham mais relevantes tem maior destaque.

Pandora: A idéia do site é encontrar músicas que você gosta e nem sabe. É baseado em um projeto chamado Music Genome Project, onde você indica um grupo e o site indica músicas que sejam parecidas ou do mesmo estilo. Interessante para conhecer novas músicas e o grau de acerto é bem grande.

Del.icio.us: Site comprado recentemente pelo Yahoo, permite armazenar bookmarks além de compartilhá-los com outros usuários. Muito útil.

Flickr: Site para armazenamento e compartilhamento de fotos, permitindo criar galerias, organizar as fotos, deixar comentários, ver slideshow, etc.

YouTube: O equivalente ao Flickr, mas para vídeos. Writely: Um processador de textos via Web. Realmente avançado e legal.

Netvibes: O meu preferido. Não consigo trabalhar sem o site. Com ele é possível montar um site com suas várias ferramentas. É possível ler notícias via RSS, verificar as mensagens do Gmail, ver o tempo de sua cidade, ver os bookmarks do del.icio.us, os documentos do writely, entre outras coisas. Tudo isso movido a muito AJAX, podendo mover os quadros, abrir e fechar as notícias, etc.

Netvibes Se a Bolha2.0 explodir, pelo menos algumas ferramentas boas sobrarão.