Usando AWS API Gateway e AWS Lambda

Recentemente lançamos uma nova versão do site da Coderockr (já viu? Está lindão!) e nosso desenvolvedor/designer apresentou uma ótima ideia: criarmos um formulário de contato mais inteligente, onde o interessado pode nos fornecer informações mais completas já no primeiro momento, acelerando nosso processo de negociação.

Como usamos o CRM da HubSpot para gerenciar nossos contatos com clientes, rapidamente a ideia evoluiu para usarmos a API e integrarmos o formulário com o CRM.

Mas nesse momento enfrentamos um problema, pois algumas limitações da API não permitiram a integração usando JavaScript direto do navegador (a API do HubSpot não permite CORS…). A solução seria termos um script, em PHP por exemplo, que receberia os dados do formulário e os enviaria para a API, usando CURL. Como o site da Coderockr foi desenvolvido usando o Github Pages precisaríamos de um servidor para executar esse script, o que aumentaria o custo de execução e manutenção do site. Neste momento lembramos da solução API Gateway + Lambda, da Amazon Web Services.

O primeiro passo foi a criação da “função lambda”, que conteria a lógica necessária para realizar a operação de envio dos dados para o HubSpot. Usando o painel da AWS criamos uma função chamada “contato” e optamos por desenvolvê-la usando Python (as outras opções eram C#, Java e NodeJS). O código, com pequenas alterações, pode ser visto neste Gist. Para mais detalhes sobre a API do HubSpot é possível acessar a documentação oficial.

lamda

Com o código criado o próximo passo foi a criação de uma API, que recebe as informações do formulário e as repassa para a função lambda. Para isso usamos o serviço API Gateway e criamos o recurso chamado /contato. Um detalhe importante é que para podermos acessar essa API facilmente pelo navegador é preciso habilitarmos a opção “Enable CORS”, no menu Actions.

api

Também é preciso criarmos um “Stage”, na opção correspondente no menu na esquerda. Neste exemplo criamos apenas um, chamado prod e com isso temos uma url para acesso e opções de configuração avançada de segurança, cache e logs.

stages

O passo final é configurar a função lambda para ser executada sempre que receber uma mensagem da API. No painel de configuração da função podemos usar a opção “Triggers” para fazer a conexão entre a API e nossa lógica.

trigger

Podemos fazer um teste de conexão usando o painel de configuração da API para garantirmos que tudo está funcionando

api_lambda

Assim bastou escrevermos um pouco de JavaScript para que o formulário fizesse um post para a nova API fornecida pelo Gateway e ela executa a função lambda e envia os dados para o HubSpot. E nós só pagamos para a Amazon apenas os segundos gastos nesse processo, sem a necessidade de mantermos um servidor rodando PHP ou outra linguagem.

O resultado final é uma nova entrada no nosso CRM e um e-mail na caixa postal do responsável por entrar em contato com os clientes, enviado automaticamente pelo próprio HubSpot.

hubspot

Como todo o site é formado por páginas estáticas, fornecidas pelos servidores do Github, podemos dizer que temos uma solução “serverless” e barata. E mais um motivo para aprender algo novo ;)

comments powered by Disqus