Meu nome é Elton Minetto

A importância do propósito

Nos últimos anos o Brasil viu um crescimento do número de novas empresas, sejam mais “tradicionais” ou “startups”. E eu me encaixo nessa nova onda de empreendedores, mesmo com minha formação de cientista da computação. Talvez por eu não ter uma formação empreendedora mais tradicional eu demorei alguns anos para perceber que não é perda de tempo parar um pouco e pensar em coisas importantes como “missão, visão, valores”, e o que eu acho ainda mais útil: o propósito da empresa.

A Coderockr foi criada em 2010 e apenas em 2015, depois de passar por alguns problemas bem complexos, eu parei e redigi o nosso propósito:

[…] criar softwares incríveis e ajudar outras empresas a fazerem o mesmo. Fazemos isso porque acreditamos que o desenvolvimento de software é uma arte, que deve ser feita com paixão e dedicação.

Ele vem servindo de guia para várias decisões que tomamos desde então, desde contratações, seleção de projetos, lançamento de produtos, escolha de parcerias, etc. Quando me deparo com uma decisão destas eu abro o nosso propósito, releio ele e me pergunto a melhor forma de continuar fiel a ele.

É claro que esse propósito pode mudar no futuro, mas quando percebermos que ele não está mais de acordo com o que pensamos vamos parar e redigí-lo, melhorá-lo, mas nunca esquecê-lo.

E você? Já parou para pensar, e escrever, o propósito da sua empresa ou projeto?