Developer Experience na prática

Stripe X Paypal

No post anterior eu falei sobre a ideia do DX e como implementar algo similar em nossas empresas. Neste post quero comentar um exemplo prático comparando duas empresas similares.

Quando o Stripe foi lançado nos EUA o mercado de gateways de pagamento já estava consolidado, com grandes players como o Paypal. Nestes cenários a única forma de uma nova empresa se destacar é criando uma “vantagem competitiva” em relação aos outros concorrentes. E a escolha do Stripe para esta vantagem foi exatamente ser voltada aos desenvolvedores.

A diferença começa pelos sites dos dois concorrentes. Navegando pelo site do Paypal é possível ver que ele é focado em quem quer vender e comprar usando a ferramenta.

Um exemplo banal. Veja o número de cliques que eu precisei fazer no site do Paypal até encontrar alguma documentação técnica e exemplos de código:

Agora compare o mesmo procedimento no site do Stripe:

Estou a apenas um clique de um exemplo funcional de código no site do Stripe!

A API do Paypal não é ruim, mas é confusa. Existem diversas opções, diversos sites e formas de acessar a mesma coisa. A documentação do Stripe é muito mais rápida e prática:

stripe

Nesta mesma tela eu posso ver exemplos de implementação em diversas linguagens de programação. O Paypal também tem algo parecido:

stripe

mas ao selecionar uma linguagem eu sou redirecionado a uma página do Github com um exemplo. A forma como o Stripe faz é muito mais simples.

Quanto ao Github ambas as empresas estão de parabéns por manterem diversos exemplos e bibliotecas como open source. Novamente o Stripe ganha alguns pontos extras por usar alguns padrões e linguagens mais novas, mas é muito bom poder ter acesso a códigos e poder colaborar com os mesmos.

Claro que uma decisão como “selecionar o gateway de pagamentos da minha empresa” leva em conta mais itens do que apenas a experiência do desenvolvedor, mas isso é importante. Todos os clientes da Coderockr que passaram por esta decisão nos consultaram sobre as empresas e nossa opinião foi crucial na escolha. E eu levei isso em consideração ao escolher o Stripe para o sistema de assinaturas do Planrockr.

Além do exemplo dos gateways de pagamento outros casos similares podem ser apontados, como a Digital Ocean, o Slack e a brasileira Umbler. Todas são reconhecidas por inovarem em seus negócios ao focar em facilitar o trabalho dos desenvolvedores. Fica a dica para empresas que querem destacar-se em suas áreas.

Você lembra de mais algum exemplo parecido? Não concorda com a minha visão? Por favor contribua com seus exemplos e opiniões nos comentários.

comments powered by Disqus