Quer melhorar como palestrante? Faça como o Metallica!

Recentemente um amigo me convidou para assistir ao ensaio de uma banda. Eles estavam ensaiando um show onde tocariam músicas de uma das minhas bandas favoritas: Rage Against the Machine, então acho que não preciso ser óbvio comentando o quanto foi divertido, certo?

Durante o ensaio não consegui evitar a comparação do processo deles com o que eu faço quando vou preparar uma nova palestra.

Uma banda ensaiando é bem diferente da mesma banda no palco, porque as preocupações são diferentes. No ensaio eles se preocupam com a técnica, com o tempo das músicas, com a ordem que vão tocá-las, tentam encontrar e corrigir erros. No momento do show a situação é bem diferente pois com a interação do público a banda toca com muito mais empolgação e as vezes até muda a ordem das músicas para envolver ainda mais a audiência.

O mesmo acontece quando estamos preparando uma nova palestra. É preciso ensaiar antes de apresentar, entender o tempo de cada slide e exemplo, corrigir as falhas, reservar casos mais avançados para mostrar caso preciso, etc. E durante a apresentação é preciso observar a platéia, entender o nível de conhecimento prévio, tentar captar as suas expectativas, mudar o plano caso necessário. Com a interação com a audiência, suas perguntas e reações, o palestrante consegue uma apresentação melhor.

Neste vídeo é possível ver um pouco desse processo acontecendo com o Metallica

É interessante ver que, apesar de tocarem juntos a quase 30 anos, eles ainda praticam e ensaiam antes de cada show e escolhem a ordem das músicas pensando na platéia. Também é possível ver a preparação do James antes de entrar no palco, que também é parecido com o processo que ocorre antes de um palestrante iniciar uma apresentação.

Então as dicas para quem quer palestrar são:

  • pratique e ensaie
  • pense na platéia e prepare-se para ela
  • observe as reações da audiência durante a apresentação e use isso a seu favor
  • use a interação com as pessoas para fazer uma apresentação melhor

Que outras sugestões você poderia dar para quem está querendo iniciar como palestrante? Compartilhe nos comentários.

comments powered by Disqus