Meu nome é Elton Minetto

Highlight de código para Keynote ou Powerpoint

Esta dica é útil para quem cria apresentações no Keynote ou no Powerpoint e precisa incluir trechos de códigos nos seus slides. A ideia é facilitar a formatação dos códigos para deixá-los mais apresentáveis.

Estou usando no MacOS X mas a ferramenta usada, o Highlight pode ser instalado no Linux e no Windows.

Para instalar no Mac a maneira mais simples é usando o Homebrew com o comando

brew install highlight

Depois de instalado é possível usá-lo para formatar os códigos, como no exemplo abaixo:

highlight -O rtf tmp.php --line-numbers --font-size 24 --font Hack --style edit-xcode -W -J 80 -j 3 --src-lang php | pbcopy

O trecho | pbcopy" é usado para mandar o código gerado direto para a área de transferência do Mac, desta forma basta um Cmd+V no Keynote/Powerpoint para colar o texto formatado no slide. No Linux existe um programa similar chamado xclip que pode ser usado para este fim.

No trecho –font Hack eu escolho uma fonte a ser gerada, no meu caso a fonte Hack, que tenho instalada no Mac e pode ser substituída por outra existente no sistema operacional.

E com o –style é possível escolher o tema a ser usado, com as cores para strings, comentários, etc. Com o comando abaixo é possível ver todos os temas instalados no seu SO e escolher o que melhor se adeque ao background dos slides.

highlight -w

Com esta pequena dica facilita bastante a criação de belas apresentações com código fonte.